sexta-feira, 4 de novembro de 2011

14 de Julho

Eu tinha esquecido completamente de fazer esse relato, mas mesmo mega atrasada ai vai ele...
Por essas bandas aqui no dia 14 de julho os franceses comemoram a tomada da Bastilha que seria o equivalente ao dia da Independência do Brasil, claro que cada um com suas particularidades mas nada de detalhes históricos porque essa não é minha intenção. O importante mesmo é que nesse dia, feriado é claro, acontece uma mega comemoração com parada, shows e fogos de artifícios e uma multidão de gente com bandeirinhas do país aplaudindo todo e qualquer movimento dos oficiais durante todo evento.
Não sei como é a comemoração da independência em Brasília mas em BH não tem nada de extraordinário. Outra coisa que também difere e muito é que não somos patriotas, então mesmo que a festa nas nossas terrinhas fosse mais estrondosa o clima não seria o mesmo.
Bem, o negócio é que é um dia realmente muito especial e a alegria e o patriotismo por comemorarem esse momento importante é bem contagiante!
O dia começa com a Champs Elysees repleta de gente, só que ao contrário dos dias normais a maioria são franceses, todos o mais próximo possível do alambrado mantendo o máximo de educação para não ficar espremendo. Uma enorme parada com todos os tipos de oficiais desde um batalhão da marinha até um batalhão de bombeiros.





esse ai com esse chapeu engraçado deve ser um pintor perdido....rsrsr.

 Ah, e também algumas equipes de aeronaves desde aqueles teco-tecos antigos até jatos sobrevoando a famosa avenida e pra finalizar o desfile uma rápida passagem do presidente, que foi tão rápida que nem rendeu uma foto.


E por último, mas o mais lindo da festa, a noite rolou o mega show de fogos de artifícios com a torre de fundo.
Como nós moramos pertinho da torre, resolvemos que iriamos assistir no Trocadeiro que é um ponto que fica literalmente de frente e muito perto da torre, pois nos jardins que ficam em volta estava rolando shows e com certeza estariam lotados. Se alguém estiver se perguntando porque não fomos no show, é simples, porque eram de bandas que não faziamos a menor idéia e é claro ia estar cheio de gente estranha, porque afinal aqui é Paris e não o paraíso de gente perfeita então também tem coisas que se deve evitar.
Mas mesmo evitando os jardins, o nosso plano foi longe de perfeito, quando fomos para o tal do Trocadero a praça estava mega lotada nos moviamos conforme o fluxo de pessoas então acabamos resolvendo de ultima hora não ficar lá.
Contudo, graças a Deus, achamos uma ruazinha que também já estava cheia mas não lotada, mas que simplesmente tinha a vista perfeita para o centro dos acontecimento sem nenhuma árvore tampando.
O show foi realmente maravilhos e durou mais de 1 hora.... contado no relógio....
  começou com a Torre completamente apagada....
 e a maioria dos fogos eram nas cores da bandeira da França....


Então a Torre toda se acendeu.....

Resumindo quem estiver por aqui nessa época vai ser presenteado com um show a parte que vai fazer a cidade parecer ainda mais espetacular!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário